Grado, um “paesino” lindo no norte da Itália, queridinhos dos turistas europeus e que poucos brasileiros conhecem ou já ouviram falar!
A ilha de Grado
Grado é uma pequena ilha lagunar com cerca de 9.000 habitantes, que fica no norte da Itália, mais especificamente na região de Friuli-Venezia Giulia.
Além do porto, onde encontramos os tradicionais barcos de pescadores, Grado tem acesso ao Mar Adriático, e esse é o principal motivo de reunir turistas de toda a Europa nos dias quentes de verão.
As praias de Grado atraem turistas de toda a europa. Então, é muito comum ver alemães e austríacos passeando pelas sorveterias e bares da cidade. Pode-se dizer tranquilamente, que a segunda língua mais ouvida e falada em Grado é o alemão (ou tedesco).
As praias de Grado
Grado possui duas principais praias, conhecidas como Spiaggia Nuova e Spiaggia Vecchia (Praia Nova e Praia Velha). Ambas de areia, sendo uma privativa, em que se cobra um valor para entrada e aluguel de cadeiras de sol e outra gratuita. As duas dispõem de estruturas de bares e restaurantes, além de outros atrativos, como aluguel de equipamento esportivos (windsurf, caiaques e pedalinhos para crianças).
Pode te interessar
3 sites para encontrar apartamentos em Portugal
Aprenda Espanhol com Lupe Lordello (Formada pelo Instituto Cervantes)
Gostaria de morar na Espanha? Acesse o Guia completo para Morar na Espanha
Um site completo para aprender alemão online, gratuitamente, do básico ao avançado
Além das Praias, uma cidade para toda a família
Para além das praias de mar tranquilo (praticamente sem ondas), Grado tem uma estrutura incrível para oferecer dentro da cidade. É repleta de hotéis, bares, restaurantes e opções de atividades, principalmente para crianças, como uma estação de mini-golf, o que a torna um excelente destino familiar.
Mas não se resume à praia e diversão. Grado é riquíssima em história. Com cerca de 1600 anos, é possível visitar inclusive ruínas medievais em algumas praças. Passear pelas ruas do centro histórico, estilo veneziano, é simplesmente delicioso! As ruas estreitas e as construções originais, igrejas antigas, além da decoração dos pátios, nos transportam para outra época. Tudo regado ao perfume do vinho e da comida fresca das pequenas Tratorias, espalhadas por todo o centro.
Eventos tradicionais de Grado
Grado sempre organiza uma programação interessante para os turistas durante o verão, mas alguns eventos são tradicionais, como a festa de Perdon de Barbana, que acontece no primeiro final de semana de julho, e a Festa del Pesce Azzurro, também em julho, em que se pode provar a culinária local, baseada nos peixes e saborear os vinhos. Vale à pena agendar a visita à cidade para um período em que estejam acontecendo os esses eventos.
Como em geral, no norte da Itália, Grado é uma cidade muito segura e tranquila, então é bastante comum ver turistas, crianças, jovens a idosos passeando tranquilamente pela cidade sem qualquer preocupação.
Onde comer em Grado
Além das tratorias, com os pratos tradicionais de pescados, Grado também tem ótimas opções para outros gostos. Há um local chamado Calypso, que hoje conta com 2 sedes bem próximas à saída da praia, que serve o Kebab, tradicional na culinária turca, com preços acessíveis. O sanduíche e a pizza de lá, particularmente, estão no topo dos melhores que já comi.
Outro local que faço questão de voltar todas as vezes que visito Grado, é o L’Ingordo. Um restaurante de “panini” já bem antigo (desde 1996) que serve o melhor sanduíche da vida! Estilo italiano, com inúmeras opções, tudo fresquinho e muito bem recheado! Simplesmente delicioso. Além disso a salada de lá também é maravilhosa para um almoço nos dias quentes de praia e muito bem servida, nem em dois conseguimos terminar! Também fica bem próximo à saída da praia (spiaggia nuova).
Outras opções de passeio
Para quem puder e quiser dar uma esticadinha na viagem, é possível fazer um passeio de barco até a ilha do Santuário de Barbana. Fica muito pertinho e é um passeio turístico interessante até para quem não é muito religioso. O santuário de Barbana não é habitado por ninguém além dos religiosos que cuidam da ilha e da Igreja, que data do século VI. Além disso é um lugar que realmente transmite paz! Lá tem uma lojinha de lembrancinhas da ilha e um restaurante, que é preciso ver se está aberto, caso deseje almoçar por lá.
Como chegar
Apesar de uma ilha lagunar, Grado é totalmente acessível por terra. Se encontra a 20 km do Aeroporto de Trieste – Ronchi dei Legionari. Pode-se chegar de carro ou ônibus. Entretanto, tem uma estação de trem na cidade vizinha, Cervignano, que fica a 15km de Grado e linhas de ônibus ligam as duas cidades. Também é facilitada a chegada em bicicleta, uma vez que há ciclofaixas chegando à Grado.