Fala, galera! Nessa postagem vamos contar um pouco das nossas impressões sobre Óbidos, em Portugal. Fizemos uma viagem rápida, passamos uma noite e um dia na cidade antes de seguir viagem para Nazaré. Então, nesse post resumiremos os principais pontos dessa visita.
Caminho e acesso até Óbidos
No caminho até Óbidos visitamos as Aldeias do Xisto, aqui em Portugal e também passamos pela cidade de Batalha. Uma cidade muito importante na história e formação do país.
Você pode conferir essas duas viagens nos vídeos abaixo!
Chegamos no fim de tarde em Óbidos. Utilizamos sempre o google maps para evitar as vias com portagem – pedágios. O Waze, em geral, é muito bom dentro das grandes cidades, mas não sentimos confiança na função de evitar pedágios quando ele nos fez passar em diversas vezes por vias com portagem.
A viagem entre Aveiro e Óbidos leva cerca de 1h e 40 minutos pelas principais vias. Evitando as portagens levamos cerca de 3h em viagem direta. Como mencionei acima, antes disso demos algumas paradas para visitar as Aldeias do Xisto, Fátima, e Batalha.
Cidade medieval
Óbidos é uma daquelas cidades que é tudo que a gente espera quando queremos conhecer uma cidade medieval.
Devido a sua construção a cidade possui acessos muito restrito aos turistas, principalmente quem está de carro. Só é permitido transitar pela cidade quem estiver hospedado ou trânsito essencial como comércio e entidades oficiais.
As ruas são bem estreitas, típico das construções da época. É possível imaginar como era a vida em Óbidos na época em que o único meio de transporte eram os cavalos.
Não só as ruas, mas em Óbidos grande parte da cidade mantém a arquitetura preservada, desde as muralhas até uma antiga igreja que hoje abriga uma biblioteca (veja no vídeo).
Castelo de Óbidos
A cidade é cercada por muralhas que são vistas desde fora. É possível ver de longe, ainda no caminho, as muralhas que cercam Óbidos.
Além do seu castelo, que remete ao ano de 1153, que após diversas avarias passou por reabilitação estrutural nos anos 30, e que em seguida foi reestruturado como pousada/hotel nos anos 40 e 50.
É possível caminhar pelas muralhas da cidade, bem como passear pelo entorno do castelo de Óbidos e fazer belas fotos.
Mercado Medieval – Óbidos Portugal
Infelizmente, devido ao estado de emergência nessa Pandemia, em 2020 o mercado medieval de Óbidos estava fechado.
Mas em temos “normais”, desde 2002 o Mercado Medieval promove feiras e festas em vários períodos do ano que mudam a cara da cidade e transformam tudo numa experiência de outra época.
São músicas, teatro, atividades culturais que inserem quem passa por Óbidos, Portugal, em outro momento da história.
Você pode conferir as programações no site oficial deles https://mercadomedievalobidos.pt
E aí, gostou? O que acha de na próxima viagem visitar Óbidos, Portugal? Compartilhe!