O que visitar em Lisboa – Oceanário de Lisboa

Fizemos uma visita ao Oceanário de Lisboa em Outubro de 2021. Neste post vou reunir algumas informações para quem quiser visitar esse grande aquário.

Lembrando sempre que você pode economizar nas taxas de suas transferências de Real para Euro utilizando o nosso código do remessa online. Transferências​ Internacionais: Faça o seu cadastro e envie dinheiro para o exterior usando o meu código de desconto e ganhe 50% de desconto na taxa da sua primeira remessa. Acesse: https://remessaonline.com.br?utm_voucher=jn5300&utm_medium=mgm-share

Além disso, pode acessar a Amazon utilizando nossos links para as melhores ofertas da Amazon Brasil!

Localização

Fomos de carro de Aveiro até Lisboa. Desde já aviso, se você não tem prática, ou paciência, para dirigir em um trânsito rápido, com muitas ladeiras e pessoas apressadas, é melhor evitar dirigir em Lisboa.

O Oceanário fica localizado próximo ao Aeroporto de Lisboa. Logo ao lado também fica ao parque das nações. Chegar no Oceanário via metrô/trem também é muito fácil, basta descer na estação do Oriente.

Alimentação

Se você for passar um turno no aquário existem opções no entorno para você poder fazer um lanche ou almoçar com a família. Porém, dentro do aquário também há um restaurante com preço mais acessível logo na entrada.

Neste restaurante existe a opção de comer um menu já pronto por menos de 10 euros, ou seja, dependendo da época do ano, caso ainda exista, vale a pena.

No fim do passeio você termina na loja do aquário com outro restaurante e cafeteria, nesses dois últimos o preço é um pouco mais acima do que mencionei anteriormente.

Organização do Oceanário

Diferentemente do Aquário de Valência, Oceanografic, as principais atrações do Oceanário de Lisboa estão dentro do mesmo edifício. Então não espere ver um complexo como o Complexo das Artes de Valência.

Ao chegar no Oceanário você tem uma direção inicial obrigatória. No ano que fomos, 2021 estava em exposição um ambiente todo temático de águas e peixes amazônicos. A exposição se chama Floresta submersas (https://www.oceanario.pt/exposicoes/florestas-submersas/).

Foi um bom primeiro impacto, também era possível ver vídeos de como foi planejado e montado todo o ambiente.

Principais Aquários

Após passar por essa sala de exposição você fica livre para visitar os espaços do aquário. Visitamos uma sala conceitual que tocava uma trilha sonora simulando o ambiente no fundo do mar.

Foi uma experiência diferente, mas apenas passamos pela sala. Havia bastante gente sentada neste local descansando. Era um ambiente totalmente escuro, com poucas luzes simulando a entrada de luz dentro do mar.

Ao descer chegamos no mesmo corredor que leva ao que eu considero o aquário principal. Um Aquário circular em que você passeia pelo seu entorno.

Além disso, é o aquário com as principais espécies para mim, os tubarões.

Dicas

  • Para quem quer boas fotos esse é o local para separar um tempo, esperar as pessoas passarem para fazer fotos bem legais.
  • Você fica entusiasmado(a) ao dar de cara com o aquário pelo andar superior, mas para boas fotos procure uma das várias entradas laterais do aquário principal, sente em um dos banquinhos e basta esperar pelos melhores momentos.
  • No entorno desse aquário, ao dar a volta, você passará por diversos ecossistemas distintos, num deles há um espaço com aves, e em outro é onde você pode encontrar as lontras.
  • Muitas vezes as lontras ficam fazendo poses para os turistas, se quiser boas fotos e vídeos é só esperara

Quando visitamos o aquário pudemos ver a hora da alimentação das lontras, o que rendeu várias fotos bem legais.

Espécies do Oceanário de Lisboa

Assim como o Aquário de Valência (Oceanográfic), existem diversos ecossistemas representados no Oceanário de Lisboa.

Ao redor do aquário principal com os tubarões você tem diversos mini espaços que você pode ver animais diferentes. Então não gaste toda sua memória do celular, pois ainda existem aquários específicos de:

  • Enguias e peixes recifais
  • Moreias
  • Peixes de água profunda
  • Água-viva com bioluminescência
  • Caranguejos de água profunda

Além, claro, dos meus favoritos, tubarões e raias

Tubarão aquário de Lisboa

Primeiramente, o trabalho que a grande maioria dos aquários faz em termos de divulgação da conservação dos animais marinhos e ecossistemas é fundamental.

Dito isto, um dos animais mais suscetíveis ao declínio são tubarões e raias, isto no mundo todo. Por isso, eu fico encantado ao poder ver esses animais vivos, saudáveis e várias espécies diferentes.

No Oceanário de Lisboa você encontra:

  • Tubarão Touro
  • Tubarão martelo
  • Tubarão-Leopardo
  • Tubarão-de-pontas-negras-de-recife
  • Tubarão-zebra
  • Tubarão-corre-costa
  • Viola Pintada

E vááários outros.

Apesar do tamanho acho que o principal de um aquário é conseguir te transportar para outro ambiente. Dito isto, acho que o Oceanário de Lisboa cumpre demais esse papel.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *