Diversas informações, com base na nossa viagem, que você precisa saber para viajar ao Marrocos. Falaremos de aspectos importantes da viagem, e dicas para você não cair em ciladas. Visitamos Tanger, então confira essa postagem e programe sua viagem da melhor maneira possível
Passagens
Durante nossa estadia em Cádiz, Espanha (2017 – 2018) nossa famílias nos visitaram no verão. Então decidimos além da viagem de Valência, que você pode conferir clicando aqui, realizar uma viagem ao marrocos pois é bem “próximo” do sul da Espanha.
Existem diversas cidades conhecidas, a mais próxima era Tanger, porém sabemos que muitas pessoas planejam ir a Marraquexe ou Casablanca. Compramos as passagens em uma agência de turismo local, do carrefour viagens.
O valor do pacote que compramos Passagem + 2 dias e 1 noite no hotel com café da manhã foi cerca de 75,00 euros cada pessoa.
Saída de barco
A viagem é feita de barco, com saída em Tarifa, na Espanha. A empresa que viajamos, além de ser a principal que faz esse percurso, é a FRS – Iberia. Viajamos bem cedo de Cádiz até Tarifa, chegamos quase em cima da hora para pegar o ônibus.
Éramos 6 adultos e 1 criança, então se vai viajar com criança programe-se a acorde bem cedo para eventuais atrasos.
Não sei como é nos outros períodos do ano, mas nas férias, em pleno julho, estava LO – TA – DA estação do porto de Tarifa para viagens de barco. Chegue cedo antecipe a troca dos seus Vouchers pelas passagens de barco.
Procure diretamente a fila dos gichês da FRS, mas não se esqueça de levar os passaportes para cada tripulante.
Observações à bordo
Tenho que confessar, essa não foi nem de longe uma das boas experiências de viagem que já tivemos na vida. Primeiramente pela falta de educação das pessoas na entrada da embarcação até a chegada no Marrocos.
Ao entrarmos no barco fomos procurar um lugar para sentar, porém havia uma fila se formando dentro do barco. Em primeiro lugar acreditávamos que a fila era para alguma zona melhor da embarcação, entretanto era a fila da imigração que já ocorre dentro do barco.
Só fomos perceber isso muito tempo depois, e além dos atrasos de 30 minutos da hora de saída ficamos os 50 minutos de viagem em pé (Eu e Cinthia com o passaporte dos restantes) e ainda mais uns 20 minutos esperando na fila após a atracagem do barco.
Tudo isso para receber um bendito carimbo no passaporte, e não fomos avisados que faríamos a imigração dentro do barco. Além desse fator foi incontável o número de pessoas que furavam fila e colocavam parentes na frente.
Não eram ou dois, eram 7 – 15 parentes ou passaportes entregues nas mãos de pessoas na nossa frente.
Então, essa experiência não foi nada legal, e acredito que por conta disso estragou muito o nosso ânimo (Meu e da Cinthia) pra viagem.
Documentos
Se você é brasileiro e está a turismo na europa não precisa de visto para viajar ao Marrocos. Porém eu e Cinthia tivemos que mostrar nossos números de residência de estudante por estarmos em território europeu há mais de 3 meses.
No nosso caso os passaportes foram pedidos antes de entrar no barco, no barco, ao sair do barco e ao entrar no Marrocos no Terminal de passageiros.
Visitas e passeios
Nós fizemos o passeio de dois dias, muitas pessoas optam pelo de um único dia. Mas a única diferença é que ficamos uma noite em um hotel e no outro dia temos o dia livre.
Os principais lugares que visitamos foram
Medina (Centro histórico da cidade)
Controle seus gastos, você vai ser abordado muitas, muitas, M – U – I – T – A – S vezes por vendedores ambulantes. Esse é outro ponto que, ao meu ver, deixou a viagem, para mim, mais cansativa.
Acredite, você vai acreditar que tem poder de persuasão, eles negociam os preços dos itens como vestimentas, tapetes e acessórios que chegam até 80% de desconto.
Como tivemos bastante atraso na viagem fomos diretamente para o almoço (Já incluso) no centro da medina. Seja rápido, quando viajar ao Marrocos ou qualquer país que a visita é guiada, você não terá muito tempo para comer haha.
Após o almoço tivemos 30 minutos para compras.
Museu: Kasbah-Museum
Um dos locais que mais me encantou. Antes de ser cientista em Ciências do Mar meu sonho era estudar arqueologia. É incrível como a ida à museus me remete essas lembranças boas. Foi uma visita rápida, mas muito gratificante. Um dos melhores locais de Tanger
Museu no Marrocos Marrocos – Tanger
Carverna/Gruta de Hérculos
Se você gosta de história então vai gostar de visitar esse lugar. Um dos pontos mais conhecidos da mitologia grega, onde Hercules foi descansar durante a realização dos famosos 12 trabalhos.
Também paramos para uma atividade de montagem em camelos, era em um estacionamento, nada de deserto do Saara como em outras cidades do Marrocos. Optei por não descer por não gostar desse tipo de atração.
Também visitamos um lindo mirante, próximo ao farol de Tanger, que mostra, no outro lado do mar, a ponta que corresponde à Europa.
Grutas de Hércules Vista do mar Caverna de Hércules
Hotel Chellah – Hospedagem no Marrocos
Podíamos optar por dois hotéis, na reserva minha sogra foi indicada a selecionar o hotel Chellah pela sua estrutura. Foi engraçado, pois quando fomos deixar os outros hospedes no primeiro hotel ele ficava muito próximo à praia, e cada vez que nosso ônibus se distanciava e voltava ao centro ficávamos cada vez mais apreensivos.
Entretanto o hotel foi uma boa surpresa, muito bonito e bem localizado. Os quartos estilo bem antigo, janelas de madeira e carpete não tão limpo assim, mas os ambientes comuns eram muito bons.
O café da manhã também é muito bom, o chefe inclusive falava um pouco de português. Muitas frutas e comidas típicas da região. Algo que você realmente procura quando vai viajar ao Marrocos.
Alimentação – Idioma
Quando você viajar ao Marrocos vai perceber duas coisas seu inglês não servirá muito na grande maioria dos locais. Nós que ficamos no centro tivemos muitas dificuldades para nos comunicarmos em pequenos comércios e restaurantes.
Lá os idiomas principais são: Árabe e Francês. Claro que em regiões mais turísticas se você usar o espanhol vão te entender, porque é uma região bastante frequentada por espanhóis. Mas se você souber francês, melhor.
Uma senhora percebeu que estávamos um pouco perdidos em uma determinada rua e nos perguntou se sabíamos francês para tentar ajudar. Mas meu francês só permitiu que eu entendesse a primeira pergunta.
Em um McDonalds que fomos na saída do último dia arrisquei um pouco de francês também na hora do pedido.
Cultura
Como a maioria dos países árabes era fácil notar que nossa cultura é muito diferente. Uma cidade com o atlântico banhando suas praias lindas, assim como o Sul da Espanha, mas ainda assim apenas homens em trajes de banho e mulheres completamente cobertas, na praia e no calor.
Quando observávamos bares e restaurantes era quase que unânime a presença apenas de homens nas calçadas, mesas fora de bar etc. Porém, ainda assim víamos bastante mulheres vestidas sem a tradicional burca completamente preta ou coberta.
Muitas vezes com apenas um lenço na cabeça.
Opiniões finais
- Planeje bastante sua viagem, quantidade de dias e locais para visitar;
- Use roupas confortáveis, mas lembre-se sempre que você está em uma cultura diferente, bom senso é o suficiente. Mesmo Cinthia, sua mãe e irmã estarem vestindo calças e blusas normais era bastante comuns os homens olharem como se estivessem sem nada;
- Chegue o mais cedo possível no terminal de passageiros tanto na ida quanto na volta, agilize para ser um dos primeiros na fila de imigração para não perder a viagem em pé haha;
- Compre sua passagem em alguma agência, porque você terá seguro além de ser mais fácil do que comprar na própria FRS dependendo da época do ano;
- Se você gosta de fotografar viajar ao Marrocos vai te proporcionar cores e paisagens lindas;
- Aproveite as comidas típicas da região;
- Lembre-se que essas dicas podem variar de cidade para cidade.
Inscreva-se no nosso canal do Youtube para essas dicas e muitas outras expericências de viagem
Adorei o seu relato sobre o Marrocos. Realmente é um país fascinante e deve ser super interessante de visitar! Interessante saber que o francês é mais falado que o inglês, vou ter q retomar minhas aulas! kkkk
Hahaha é sim! Vale a pela relembrar o principal do Francês! Obrigado pelo feedback
Nossa, eu passei 2 semanas viajando pelo Marrocos e tive essas mesmas impressões. Uma pena, porque se desse pra curtir o país com sossego eu acho que seria um dos meus favoritos. Mas é isso, viajar são experiências adorei seu texto.
Verdade. Essa experiência me deixou mais ligado para as próximas viagens. Espero voltar e conhecer outras cidades para ter outras impressões.
Este post caiu do céu. Estou planejando as próximas férias e Marrocos aparece entre os primeiros destinos da minha lista. Quero muito ir. Adorei essas dicas práticas.
Que legal! Que bom que foi útil!
Que saudade que senti da minha viagem ao Marrocos. Eu fiz a travessia de barco até Tanger e só fique meio dia na cidade Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer os lugares que foram indicados por você. Comigo o inglês também não serviu de muita coisa… rsrs
Vale a pena a ida de apenas uma tarde, hoje eu teria optado por ela. Quem sabe fico mais tempo em outra cidade em uma próxima visita? Obrigado pelo feedback
O Marrocos é um país pouco visitado, mais com uma belleza natural e cultural incrível, fui lá a dois anos e estou pensando em voltar ainda esse ano.
Existem muitos lugares bonitos lá! Vale a pena ir com uma boa câmera.