Há algumas semanas foi divulgado uma nova regulamentação que visa implementar um novo visto para que estrangeiros possam buscar emprego em Portugal. Vamos falar mais sobre esse visto nesta postagem.
Morar em Portugal
Morar em Portugal tem se tornado uma opção para muitos brasileiros que procuram um país para imigrar.
Seja para começar uma nova vida em Portugal, ou até mesmo para tentar ir para outro país no futuro, Portugal tem atraído bastante brasileiros por conta de diversas “facilidades” que outros países não tem.
Morar em Portugal é uma experiência única, muito além dos estereótipos que vemos constantemente em canais do Youtube, o país é um excelente local para viver e constituir família.
Lembrando, isto não quer dizer que o país não tenha defeitos ou que imigrar não exigirá muito esforço e dedicação para passar por situações difíceis.
Mas, em geral, o saldo é muito positivo quando falamos em segurança, transporte, saúde (mesmo com algumas greves e falta de mão de obra, mas isto é tema para outra postagem).
Imigrar para trabalar
Muitas pessoas já conseguem empregos para Portugal diretamente do Brasil. É, isso mesmo.
Se você trabalha em alguma área da TI, seja programação, desenvolvimento web, análise de dados e design, muito provavelmente conseguirá encontrar ofertas para trabalhos home-office ou trabalhos in-loco em Portugal.
Existem algumas plataformas que você pode buscar por empregos não apenas em Portugal, mas em vários países do mundo (Links no fim da postagem).
Porém, muitas pessoas que buscam viver em Portugal trabalham nas mais distintas áreas do conhecimento. Por isso, é importante ter em mente que tipo de trabalho você vai buscar ao chegar no país.
Mesmo que muitos venham e fiquem por conta da manifestação de interesse, ainda assim é um risco muito grande.
- As empresas cada vez mais pedem documentos específicos para poder empregar as pessoas vindas de outros países;
- Muitas empresas tentam balancear a contratação de estrangeiros para dar prioridade aos portugueses;
- Muitos imigrantes, apesar dos avisos, vêm com uma ideia errônea de que Portugal é um país para vir, ficar rico, e mandar dinheiro para o Brasil. Não é!
Então, como ficar mais tranquilo para imigrar para Portugal?
Sobre o novo visto para Portugal
Mais recentemente foi aprovado em Portugal uma permissão para realização de um novo visto. Um visto para busca de trabalho/emprego no país.
Esse visto é voltado para cidadãos de fora da União Europeia que desejem buscar emprego em Portugal.
O visto concede 120 (+ 60) dias para que o cidadão, legalmente, esteja em Portugal em Busca de emprego.
Uma vez conseguido um contrato de trabalho, o cidadão deve agendar no SEF para solicitar a residência temporária.
Importante dizer que esta é uma forma mais segura de vir do que apenas imigrar sem visto de residência.
Ainda assim, será necessário comprovar que possui meios financeiros para permanecer no em Portugal durante o período do Visto.
Este visto não dá direito ao reagrupamento familiar, como é um visto temporário não é permitido levar a família.