O que não te contam sobre Imigrar para Portugal 2022 – Parte 1

Imigrar para Portugal tem sido uma escolha bastante frequente entre os brasileiros que pensam e sair do País. Mas o que as pessoas realmente deveriam saber sobre mudar para Portugal?

Nesta postagem abordaremos alguns assuntos que, muitas vezes, ficam perdidos em meio a tantos vídeos, vlogs e opiniões.

Lembrando, esta é a opinião de um escritor de blog, vlogger, que vive em Portugal há 2 anos, já morou na Espanha por 2 anos em anos distintos. Por tanto, não tomem apenas minha experiência como verdade.

Busquem juntar essas informações com outros conteúdos. Desta forma vocês conseguem formar uma opinião melhor e se prepararem para a viagem de vocês.

Cultura

Definitivamente imigrar é estar sucetível e aberto para culturas diferentes da sua. Mesmo que seja mesmo idioma, mesmo que sejam pessoas parecidas, mesmo que seja mudar de estado.

O que tens que ter ideia é: eu carrego minha cultura comigo, meus costumes e tradições, mas no que diz respeito a mim. E convivo com a cultura do outro, costumes e tradiçoes no que diz respeito a sociedade.

Então quer dizer me submeter a preconceitos e maus tratos? Definitivamente não. Mas é compreender que as pessoas que já moram para onde você está se mudando já têm, há décadas, séculos, tradições e modo de vida distintos do seu.

Nem todo português vai dizer que você “fala brasileiro” como algo pejorativo. Na verdade muitos deles falam isto como quem diz que falamos com “sotaque brasileiro” ou “Português do Brasil”.

Isto não impede que haja, e muito, descriminação em vários espaços, mas só a convivência real vai fazer você conseguir diferenciar.

Saúde em Portugal

Apesar de ter o PB4 e poder ser assistido em Urgências em Portugal você só tem direito a médico de família, e consultas regulares no sistema de saúde, após 90 dias em Portugal.

Claro, você pode conseguir antes de várias formas. Mas pode ser que exista esse empecilho dependendo do local e do serviço de saúde da região.

Minha sugestão é que, mesmo com o PB4, tenha, se possível, acesso a um seguro saúde privado, pelo menos até conseguir o seu número de utente.

O número de utente é o seu número que te reconhece como paciente no serviço de saúde de Portugal.

Contribua com o nosso Blog

Vai fazer uma compra na Amazon, ou conhece alguém que vai comprar na Amazon? Utilize nosso link https://amzn.to/3OFL3iV para fazer sua próxima compra! Dessa forma você ajuda muito na manutenção aqui do blog e do nosso canal.

Qualidade da Saúde em Portugal

Isso depende, mesmo, da experiência de cada um. Nós aqui do blog tivemos tanto experiências ruins quanto muito boas.

Em geral, o que percebemos nesses dois anos é que aqui não existe aquela atenção à prevenção em relação a maioria dos profissionais de saúde.

Claro, existem exceções, mas na maioria dos casos, na nossa experiência em Portugal, os(as) médicos(as) não investigam ou são precavidos. Indicam sempre que vá a urgência quando algo já piorou.

Anteriormente no nosso posto de saúde antigo era a mesma coisa, conseguir os exames básicos se tornava um sufoco.

No geral a saúde pública é boa, e funciona. O único problema que tivemos foram com profissionais que não nos ouviam quanto pacientes. Uma vez que encontramos nossa atual médica e enfermeira de família isso mudou bastante.

Exames e preços

Todos os utentes tem direito a um médico de família. Alguém que vai pedir seus exames e procedimentos de forma a ficar registrado no sitema português de saúde.

Grande parte das taxas para exames já não são cobradas, ou seja, o estado paga para você em sistema de coparticipação.

Isso é algo muito positivo, mas saiba que nem tudo é pago por inteiro ou coparticipado com o estado. Mas uma vez com médico de família, tenha a sorte de ter um profissional que escute você, e compreenda quando estiver precisando de atendimento.

Tudo por carta em Portugal

Todos os serviços importantes em Portugal são agendados e notificados via carta, ou sms. Sim, carta.

Por isso, mantenha sempre seu endereço atualizado:

  • Nas finanças
  • Segurança social
  • SEF
  • Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Segurança em Portugal

Muitas pessoas pensam em imigrar para Portugal por conta da Segurança. Então, é tão seguro assim?

Sim, Portugal é um país bastante seguro. Porém isto não quer dizer que não exista crime em Portugal. Mas definitivamente não se comparam a grandes cidades do Brasil como Fortaleza, de onde venho.

Se você vai morar em grandes cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Braga etc. tem que ter noção que podem existir alguns bairros/freguesias com mais periculosidade do que viver em uma pequena cidade de Portugal.

Portugueses com os brasileiros

Definitivamente os Portugueses, quando estão enturmados, são muito simpáticos.

Uma coisa que pouco vemos quando estamos no Brasil é o quanto da nossa cultura eles consomem. Música, novelas, seriados, influenciadores, memes, muita, muita coisa todo dia.

Sem contar que estão acostumados a ter brasileiros no seu dia a dia (pelo número de imigrantes no país) há muito tempo.

Por isso já é muito comum na rotina dos portugueses ter brasileiros em todos os espaços sociais. E isso é muito bom, pois facilita bastante a vida de quem quer mudar para Portugal

Por isso, seja simpático(a), trate as pessoas como gostaria de ser tratado. Evite já vir com um escudo/muro levantado, que as pessoas lhe tratam bem.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *