O exemplo de Portugal contra o Coronavírus

Portugal é um dos poucos países que atualmente está conseguindo controlar o índice de novos casos registrados de COVID-19 e de novas mortes por coronavírus. Isso deve-se a uma série de fatores internos que contribuíram para que o país lusitano esteja preparado para os próximos passo de combate ao novo coronavírus.

Situação atual

Os números atuais são os seguintes:

Portugal registava na segunda-feira (13 de abril) 535 vítimas mortais da Covid-19, mais 31 do que no domingo, e 16.934 infetados (mais 349), segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

A região Norte era ainda a que registava o maior número de mortos (303), seguida do Centro (123), de Lisboa e Vale Tejo (96) e do Algarve, com nove mortos. Havia registo de quatro óbitos nos Açores. Eram 16.934 os casos confirmados, mais 349 face à véspera.

A grande maioria das 16.934 pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2, 16.747, estavam a recuperar em casa. Encontravam-se internadas 1187 pessoas, das quais 188 em unidades de cuidados intensivos.

Fonte: RTP

Primavera em quarentena em Portugal
Aprenda novos idiomas Online e Gratuitamente!

Como Portugal conseguiu certa “estabilidade” dos casos?

Com certeza o tamanho da população interferiu bastante nos resultados. Porém, mesmo proporcionalmente menor, Portugal poderia ter sido mais um exemplo de disseminação do surto sem controle. Quando aconteceram casos como da região de Ovar, em que houve grande contágio, as medidas do governo foram ágeis em realizar o fechamento das fronteiras da cidade.

Os portugueses também iniciaram a quarentena logo no início do aparecimento de casos de coronavírus no país. Este foi outro fator que contribuiu para que os casos acontecessem numa velocidade que não saturasse o sistema de saúde. Até então você ainda consegue ver algumas pessoas nas ruas. Algumas fazendo exercícios sozinhas, passeando com cachorros, mas isso ainda é bem raro, comparado com populações inteiras de cidades turísticas como Aveiro, por exemplo.

A geografia também é favorável ao planejamento e execução de um plano de medidas para combater a disseminação do coronavírus em Portugal. Como a única fronteira é com a Espanha, Portugal fechou essa passagem logo no início do surto. E por se localizar no extremo Oeste da Europa, conseguiu observar a evolução da doença nos outros países, e, assim, se preparar para contê-la.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *