Os principais documentos que o imigrante deve ter para morar em Portugal.

Ao chegar em Portugal existe uma série de documentos prioritários que você deve ter consigo para conseguir ter um dia a dia mais tranquilo. Por isso, nessa postagem seguimos com algumas dicas para quem vai imigrar para Portugal

Então, anote tudo, pois nesse post vamos listar os documentos que ninguém te conta que são prioridade máxima na hora que você chega ao país.

NIF em Portugal

Ao chegar em Portugal para residir, dependendo do seu título de residência talvez já venha com um provisório, você deve solicitar o seu Número de Identificação Fiscal, o NIF.

Sem NIF você não consegue contratar seviços para casa como Água, Luz, Internet. Além de não ter acesso a uma série de benefícios e cadastros em sites oficiais.

Por isso, é uma prioridade solicitar o NIF assim que chegar. Vá à entidade de finanças mais próximo da sua casa para solicitar.

Muito importante, caso não tenha endereço fiscal em Portugal um representante fiscal, ou seja, um residente no país deve lhe ajudar a solicitar.

Há vários vídeos no youtube explicando como deve proceder neste caso.

NISS Portugal

O Número de Identificação de Segurança Social é responsável por cadastrar você no sistema da Segurança Social para que, uma vez trabalhando por conta de outrem ou por conta própria, possa receber os benefícios da segurança social.

Benefícios como: Receber quando estiver de baixa médica (atestado), seguro desemprego dentre outros.

Este documento é obrigatório na hora de encontrar um emprego em Portugal, as empresas vão solicitar tanto o NIF quanto o NISS.

Manifestação de Interesse

Uma vez que você está em Portugal, além do número do NISS, atualmente as empresas estão pedindo, em sua grande maioria, o número do pedido de manisfestação de interesse.

Este é um tema delicado, pois a manifestação de interesse nada tem a ver com situação de trabalho.

Uma vez em Portugal, o estrangeiro pode solicitar via manifestação de interesse residir no país. Basicamente existem dois artigos um para manifestação de interesse quando você possui um contrato de emprego, e outro quando você inicia como autônomo.

O problema é: Muitas empresas não dão um pré-contrato de trabalho para que o imigrante solicite sua manifestação de interesse, em compensação só aceitam a manifestação de interesse com base no artigo que você possui um contrato de trabalho. Um paradoxo.

Por isso é importante que desejando ficar em Portugal, solicite sua manifestação de interesse, mesmo que como autônomo, fique legalmente no país, para assim que possível solicitar um visto de residência.

Número de utente

Por último, mas não menos importante, o número de utente.

Este número identifica você perante o sistema de saúde púbico de Portugal. Mas, segundo as regras vigentes, você só consegue solicitar número de utente após 90 dias legalmente no país.

Caso você precise da saúde pública em Portugal, mesmo com o PB4, você tem acesso apenas à urgências. Marcação com profissionais de saúde pública apenas com o número de utente.

Gostou das dicas?

Ajude nosso blog, faça sua próxima compra na Amazon utilizando este link a seguir: https://amzn.to/3zOZlsf

Utilizando nosso link você ajuda na manutenção aqui do canal e do nosso blog.

Artigos Recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *